sexta-feira, 7 de junho de 2013

Mudanças em nosso parque

Uma das vistas da parte alta de nosso parque.
Sempre falamos aqui sobre as belezas de nosso parque, destacando também as vistas da cidade que, volta e meia, seus caminhos proporcionam. De fato, um espaço natural com mais de dez mil metros quadrados em pleno centro de uma metrópole como o Rio de Janeiro é um privilégio - ainda mais se aliarmos a isto o fato de se situar em um contexto histórico de importância, como sendo o "quintal" da Primeira Casa da República (veja post a respeito).

Novos avisos de "Atenção: não ultrapasse".

Mas, como todo espaço natural, o parque se modifica a cada instante, e a preservação de uma área desta é tarefa das mais complexas. Some-se a isso o fato de que estamos dentro de uma Área de Proteção Ambiental - APA, o que não nos permite um manejo simples, visto que temos inúmeras regras a respeitar. Por tudo isso e dentro de diretrizes traçadas neste ano pelo IBRAM - autarquia a qual somos vinculados - que prega a segurança como norma básica e fundamental, foi necessário efetuar algumas intervenções neste grande espaço verde de modo a preservar o passeio tranquilo de nossos visitantes. Com isso, alguns caminhos foram interrompidos, algumas trilhas modificadas, além de interditarmos a parte baixa do terreno. Portanto, quando você nos visitar e encontrar um aviso como o da imagem acima, não o ultrapasse: é uma área a ser recuperada que, no momento, por medida de segurança, não está liberada para visita.

Uma outra novidade é que mudamos a localização de nosso Horto, incorporando-o em nosso Canteiro Ecológico. Mas isso é assunto para outra nota... aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!