terça-feira, 6 de agosto de 2013

23a Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus – ICOM


O Rio de Janeiro está mesmo no mapa dos grandes eventos mundiais deste ano: além de já ter sido cidade participante da Copa das Confederações e sede da Jornada Mundial da Juventude - evento da Igreja Católica - neste mês a cidade sediará também a 23a Conferência Geral do ICOM - Conselho Internacional de Museus. As principais reuniões ocorrerão na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no período de 10 a 17 de agosto, mas diversos eventos espalhados pela cidade ocorrerão simultaneamente.

A sede da UNESCO em Paris, onde fica a sede do ICOM.

Explicando: o ICOM é uma Organização Não Governamental (ONG) internacional, que objetiva trabalhar para a sociedade e seu desenvolvimento através da conservação e proteção de bens culturais. Sua sede fica em Paris, na França, mas a organização congrega quase trinta mil membros de 137 países e territórios. Articulados na forma comitês, estes membros são, em geral, especialistas em museus e museologia. Criado em 1946 e funcionando na sede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura), o ICOM é a única organização internacional que representa museus e seus profissionais auxiliando-os a preservar, conservar e compartilhar a herança cultural de praticamente todo o globo. Ufa! Não é pouca coisa, não?

Um dos encontros da última conferência geral, realizada em 2010 em Xangai, na China.

A Conferência Geral ocorre a cada três anos e nela são discutidas inúmeras propostas, teses e temas pertinentes à área, apresentados estudos, relatórios e novidades, realizados cursos de curta duração e palestras com renomados especialistas, feitas visitas aos museus e espaços culturais da cidade sede, além de lugares onde, tradicionalmente, se apresentam suas manifestações culturais - das mais novas às mais tradicionais, entre outros inúmeros encontros e eventos. Trata-se de uma verdadeira miríade de conhecimentos fluindo entre os participantes, entre eles, além dos museólogos, estudantes, historiadores, pedagogos, experts em arte, arquitetura, arqueologia, educação, antiguidades, entre outros, e toda uma enorme gama de profissionais ligados direta ou indiretamente ao patrimônio cultural da humanidade.

A temática deste ano é "Museus: Memória + Criatividade = Mudança Social". Será na verdade uma grande "feira cultural", contando com a participação de gente de todas as partes do globo reunida em um só lugar. E num dos roteiros programados consta uma visita a nosso museu por parte dos integrantes do DEMHIST - Comitê dos Museus Casas Históricas. Contaremos tudo como foi logo após nossa recepção aos visitantes. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!