terça-feira, 17 de setembro de 2013

7ª Primavera de Museus


É chegada aquela época do ano quando tudo floresce: das árvores às pequenas plantas, dos jardins aos vasos de casa, parece que tudo, de fato, renasce. E também é o momento em que os museus de todo o país são convidados pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura a qual estamos ligados - a refletirem sobre um tema específico e a criarem eventos especiais a respeito. Neste ano a temática escolhida foi "Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira" o que sugere uma proposta de valorização e de divulgação do patrimônio cultural afro-brasileiro em todos os cantos do país. Na apresentação do evento se esclarece que a ideia surge "de modo a ampliar e reverberar as contribuições da África e de suas culturas para a sociedade brasileira". Nada mais apropriado a um país cujas raízes estão profundamente ligadas aos povos africanos.


No Museu de Arte de Itaipu haverá o lançamento do "Projeto Capoeira no MAI", com
rodas de capoeira semanais nos pátios do Museu.
Mais de 800 museus se inscreveram no evento cujo programa que pode ser baixado aqui. São inúmeras atividades as mais interessantes, de norte a sul do Brasil, tais como a palestra “O movimento negro no Acre”, que terá lugar na Casa dos Povos da Floresta, em Rio Branco, no Acre, no próximo dia 25/09 às 10h, e a apresentação do Grupo de Dança Afro Dandara, no Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, localizado na cidade de Campo Mourão, interior do Paraná, nos dias 24 e 28/09 às 16h e às 10h, respectivamente.

Um workshop de lenços e turbantes "Candaces" - um verdadeiro passeio pela memória cultural da corporeidade afro-brasileira na produção de Turbantes - terá lugar nos jardins do Museu da Chácara do Céu.

Os museus do Rio também estão oferecendo variadas atividades e nosso museu estará inaugurando o novo "Circuito Meio Ambiente", com direito à visita ao nosso Canteiro Ecológico. Mas isso é assunto para um próximo post!

Serviço:
7ª Primavera de Museus

De 23 a 29 de setembro de 2013
Em museus de todo o país.
Baixe o programa completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!