quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Comemorando o aniversário de nosso Museu

O busto de nosso patrono, Benjamin Constant, devidamente "engalanado" para os festejos dos 31 anos de nosso museu.

Desta vez optamos por realizar uma "programação verde" no dia do aniversário de nosso museu: um evento especial que incluiu um bate papo - que, na verdade, foi quase um mini-curso! - do Sr. Alexandre Lopes - produtor rural em Teresópolis há mais de 30 anos, veterinário e pai de nosso historiador Marcos Lopes - sobre o cultivo de Canteiros Sustentáveis, Agroecologia e Agricultura Orgânica, além de uma aula prática de como fazer o adubo "Bokashi" e o fungicida "Calda Bordalesa".

O produtor rural da cidade de Teresópolis, Sr. Alexandre Lopes, nos deu o prazer de transmitir seus conhecimentos sobre agricultura ecológica de um modo geral, com direito à prática!

Com a presença maciça de funcionários e colaboradores, além de alguns moradores e amigos de nosso museu, a conversa fluiu tranquila e com bastante conteúdo sobre como tratar plantas dentro de casa, como reciclar resíduos utilizando-se de composteiras caseiras, o funcionamento destas e de outras, de maior porte, um pouco sobre nosso canteiro ecológico - momento em que nossos colegas Henrique Florêncio e João Oliveira assumiram a conversa - além de uma troca das melhores sobre toda uma vivência ecológica que, atualmente, está "na ordem do dia" de todos nós.


A delicadeza de nossa amiga Deborah Costa que nos presenteou a todos com um bouquet,
pelo nosso aniversário, recebido por nossa diretora, Elaine Carrilho.

Ao fim da prática, saboreou-se dois tipos de "suco verde" e alguns biscoitinhos. Foram tantas informações preciosas sobre o plantio de culturas de legumes, verduras e frutas que utilizamos em nosso dia a dia, seu tratamento, cultivo, manutenção e recuperação do solo, tratamentos naturais contra ataques biológicos, além de como os habitantes das grandes cidades podem ter seu "cantinho verde" em suas próprias residências que, aos poucos, iremos abordar estes assuntos por aqui, no blog.

João Oliveira demonstra a alguns de nossos convidados como se executa a montagem de uma composteira caseira.

Para finalizar, nossa diretora, Elaine Carrilho, fez o plantio de nossa primeira muda de Jacarandá Mimoso (Jacaranda mimosifolia),em nossa alameda principal, gentilmente doada por Naia Oliveira, amiga de nosso museu. Esperamos que o pequeno broto floresça com sua força e beleza característica e que festeje muitos outros aniversários de nosso museu.

O plantio da primeira muda de Jacarandá de nosso parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Sua visita é muito importante para nós!